FELIZ NATAL
O Natal é comemorado anualmente em 25 de dezembro. A palavra natal significa “nascimento” e celebra o dia em que o Menino Jesus nasceu.
Esta é uma celebração cristã, mas que com o passar do tempo foi disseminada para fora do âmbito religioso.
Atualmente, o Natal é feriado em quase todos os países do mundo. Independente da religião, praticamente todas as pessoas celebram esta festividade a sua maneira.
As festividades do Natal, no Brasil, começam na véspera, dia 24 de dezembro, quando a família se reúne para a ceia e trocam presentes e mensagens de afeto.
Origem do Natal: história
Não se sabe ao certo em que dia Jesus terá nascido. A comemoração no dia 25 de dezembro foi criada pela igreja ao perceber que as celebrações pagãs concorriam com as celebrações religiosas.
Assim, a igreja escolheu a ocasião em que os pagãos celebravam o Festival do Sol Invicto para celebrar o nascimento de Cristo a fim de tentar converter os povos pagãos para o Império Romano.
Para os pagãos, a partir do solstício de inverno - que ocorre próximo ao dia 25 de dezembro no hemisfério norte - o Sol se aproximava da Terra simbolizando a vitória da luz contra as trevas.
As antigas comemorações de Natal costumavam durar até 12 dias, pois este foi o tempo que os três reis Magos levaram para encontrar o Menino Jesus, o que é comemorado no dia 6 de janeiro, data conhecida como o Dia de Reis.
Festa de Natal
Vários elementos ajudam a compor a festa de Natal, um evento em que as pessoas costumam se esmerar na decoração das suas casas.
De acordo com a tradição, o dia para montar a árvore e colocar os restantes enfeites de Natal é o primeiro domingo do chamado Tempo do Advento, que é um período em que a igreja prepara a chegada de Jesus ao mundo, por isso, advento significa “chegada”.
Existem uma série de símbolos natalinos que são usados para decorar as casas e ruas. Os mais populares são a árvore, o presépio (para simbolizar o nascimento de Jesus), as velas e os sinos.
Outra figura muito importante é o Papai Noel, personagem que foi inspirado num bispo chamado Nicolau, nascido na Turquia, e que costumava ajudar as pessoas pobres. Nicolau deixava saquinhos com moedas próximas às chaminés das casas. Após várias pessoas relatarem milagres atribuídos a ele, Nicolau foi canonizado pela Igreja Católica.
Tudo preparado, é no dia 24 de dezembro, véspera de Natal, que a festa tem início, quando as famílias se reúnem para a Ceia e para a troca de presentes.
FONTE: CALENDARR